CASA & DECORAÇÃO

by - segunda-feira, agosto 24, 2015

PATCHWORK


No nosso primeiro post sobre Casa & Decoração. Iremos falar sobre Patwork, muitos já devem ter visto em almofadas, colchas, sofás e até mesmo cadeiras.
Mas muitos não tem a minima ideia de como surgiu... então vamos lá!

O QUE É PATCHWORK?
A tradução literal de patchwork é "trabalho com retalho". É uma técnica que une tecidos com uma infinidade de formatos variados. O patchwork é a parte superior ou topo do trabalho, já o trabalho completo é o acolchoado, formado pelo topo mais a manta acrílica e o tecido fundo, tudo preso por uma técnica conhecida como quilting ou acolchoamento.

COMO SURGIU?
Na Europa, durante a idade média, as mulheres costuravam os retalhos para por embaixo das armaduras dos cavalheiros para proteger do frio e também para a confecção de colchas. Os peregrinos,  colonizadores dos Estados Unidos, que fugiam da Inglaterra devidoà perseguição religiosa, levaram este artesanato para o Novo Mundo. Estes colonizadores eram muito rígidos e as mulheres eram incentivadas a fazer trabalhos manuais para que o “demônio” não tivesse espaço em suas mentes. Estas mulheres só tinham permissão para sair de casa em duas ocasiões, para ir à igreja ou para ir às reuniões de quiltei ras. Nessas reuniões faziam peças com retalhos, elas não costuravam de qualquer forma, iam aprimoravam técnicas que iam sendo passadas para as frequentadoras das reuniões.


Em 1846, o Patchwork passou a ser produzido não apenas à mão, mas também com máquinas de costura.  Na década de 70, o patchwork ressurgiu com vários instrumentos, réguas e assessórios que aprimoraram a técnica. Já nos séculos XX e XXI, a indústria têxtil passou a desenvolver estampas e cores especiais e focadas na produção de peças produzidas com a técnica. Com todo esse histórico já está mais do que explicado que o Patchwork é mais que um artesanato, é uma arte. 
Fonte de informações: tecidos patchwork
Gostaram? Até o próximo Casa e Decoração com mais idéias para vocês!!!
Beijinhos.

You May Also Like

0 comentários