CRIANÇAS X HALLOWEEN

by - sexta-feira, outubro 30, 2015

31 de Outubro comemoram-se o dia do Halloween ou dia das bruxas.
 A pergunta é: um cristão deve ou não comemorar esse dia?

De fato, existem cristãos que são contra , outros a favor, uns usam o dia para fazer uma festa diferente, se vestem de príncipes ou princesas, se fantasiam de um super herói ou até mesmo criam suas próprias fantasias, tornando esse dia  com outra visão! Há aqueles que comemoram o dia, se vestem de bruxos, frequentam festas dedicadas ao tema, e acham super normal. E existem muitos que não comemoram de jeito nenhum!  

 Mas porque não tornar um dia diferente, ou até mesmo se fantasiar de bruxinha e se divertir? Porque é errado eu participar desse evento? Será mesmo que não tem nada à ver? 

Bom, respeitamos todas as visões, tanto dos que comemoraram, quanto daqueles que fazem algo diferente e até mesmo o que nada faz, apenas agem como um dia comum.

Vamos a Bíblia!!! 

Em Exôdo 22 relata advertências ao povo de Deus, sendo uma delas a condenação a feitiçaria. Em Levítico 19:31 Deus deixou claro ao seu povo: "Não vos virareis para os adivinhadores e encantadores; não os busqueis, contaminando-vos com eles. Eu sou o Senhor vosso Deus." 

Mas aí, alguém pode dizer, isso foi no velho testamento, bom vamos em Atos 13:6-11 relata o acontecimento de Elimas, um mágico e adivinhador que vivia em Pafos, no decorrer do capitulo no versículo 10 Paulo o repreende.
Em Apocalipse 22:15 diz: Fora ficam os cães, os que praticam feitiçaria, os que cometem imoralidades sexuais, os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam a mentira.
Existem dezenas de passagens bíblicas que mencionam e alertam sobre a feitiçaria, bruxaria e outros diversos tipos de atitudes que Deus condena.
Mas e aí, qual o problema de reunir a minha família e fazer uma festa fora desses padrões do ocultismo?
Por trás do Halloween vai muito além de uma simples festa para as crianças e seus familiares, vai além de "Gostosuras ou travessuras?" 
O dia das bruxas em si, trás consigo uma festa pagã de origem e práticas satânicas!
- VIGIEM!!!

Não discordamos de quem visa tornar esse dia de uma forma diferente, com uma comemoração fora dos padrões do Halloween até acho legal, desde pequenas nossos pais sempre nos mostraram os caminhos, nunca nos forçaram a ser algo que não queríamos, festa junina ou julina, dia do folclore, enfim... Havia sempre um diálogo entre nós, tanto é que através da sabedoria de Deus, nossos pais sempre nos davam uma opção, não nos obrigava e muito menos nos colocava medo, por isso  desde pequenas aprendemos o significado de cada comemoração do nosso país e de outros outros lugares do mundo! E por livre arbítrio decidíamos se iríamos ou não participar de algo da escola!  
Sabemos que existem muitas mamães que estão lendo esse post e talvez se perguntam: 'Devo proibir meu filho(a) de participar da festa da escola do dia das bruxas?' 

Bom, cabe a você decidir isso, mas vamos deixar algumas opções para sua ajuda:



  • Passeio: A data está marcada, as crianças da sala já começaram os preparativos e seu filho(a) irá se envolver com a festa, mas que tal conversar com ele(a), convidar a fazer um passeio para um lugar que ele gostaria muito de ir? Prepara-o antes que ele se envolva com as preparações na sala, pois lembrem- se ele(a) é apenas uma criança, e talvez não entenda seu ponto de vista, por isso é preciso cuidado, para que ele(a) não fique magoado com você!  Comente diariamente sobre o passeio, assim ele estará preparado para lidar com os outros coleguinhas da sala que estarão se envolvendo com os projetos do Halloween, ah... Não se esqueça de comunicar ao professor(a) da sala!




  • Sem roteiro: Para as mamães tanto de menino(os) ou meninas(as) que tal sair da rotina , acordar bem cedinho e aproveitar o dia sem roteiro nenhum? Vocês podem ir ao salão ter um dia de beleza, almoçarem fora,  brincar em uma praça, as crianças podem jogar bola, brincar no parquinho, aproveitem o dia ao máximo! Sem ter hora para voltar! Caso a grana esteja curta, levem lanchinhos de casa, levem seus filhos para conhecer alguns pontos turísticos da sua cidade, muitos deles são gratuitos, tirem fotos, comprem sorvetes, divirtam-se!




  • Festinha com os amigos: Uma ideia bem bacana para as mamães, reunir os coleguinhas do seu filho(a), convide entre 3-6 crianças, façam brincadeiras com eles no quintal, fantoches, assistam filmes apropriado a idade deles, conte histórias bíblicas e aproveite a oportunidade para explicar o que está por trás do Halloween (mencionamos alguns versículos acima, use-os). Na hora da refeição sirva lanches, docinhos, faça um doce preferido do seu filho(a), use a sua criatividade de mãe! 
Sugestão de tempo: Festinha entre 14:00h ás 17:00h 



  • Hora de dormir: No final de tudo, antes de dormir, pergunte-o como ele(a) avaliaria o dia, deixe-o contar o que mais gostou, e sugira a ele que crie um nome para o dia, e assim, todos os anos, ao invés de comemorarem o Halloween vocês irão comemorar a data que seu príncipe ou princesa criou! Gostaram das sugestões? Deixe sua opinião abaixo. E para encerrar, fiquem com esses versículos:

Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?
(2 Coríntios 6:14)


Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.
(Provérbios 22:6)

Portanto, seus filhos são heranças do Senhor, são luz! São presentes de Deus! 

Ensine-os, aconselhem seus pequenos, não imponha, mostre seu ponto de vista!

Peçam sabedoria a Deus que certamente Ele lhe dará as palavras certas!



Observação: Cada dica deixado por nós tem uma grande influência de nossos pais, que souberam nos educar com muita sabedoria! 

Obrigado Deus, obrigado Moisés e Clara!

You May Also Like

0 comentários